top of page

Fique por dentro do que aconteceu no dia 23!

Na quinta feira foi iniciado pela manhã as 09h o primeiro colóquio de arqueologia com o tema A Pré-história do nordeste do Brasil e a Arqueologia da Chapada do Araripe numa perspectiva Social Inclusiva mediado pela Dra. Rosiane Limaverde - Diretora do Instituto de Arqueologia do Cariri (IAC) -Universidade Regional do Cariri –URCA.


A Doutora Rosiane Lima Verde trouxe em sua fala a pré-história do nordeste e exibiu vídeos sobre os trabalhos de arqueologia realizados em parceria com a fundação Casa Grande e o Instituto de Arqueologia do Cariri- IAC. Ela explicou como a arqueologia pode ser social e inclusiva, falando também um pouco das riquezas arqueológicas que existem na região do Cariri


Rosiane é Doutora em Arqueologia pela Universidade de Coimbra e Integrada do Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Patrimônio, Fundação da Ciência e Tecnologia. Mestre em Arqueologia e Preservação do Patrimônio pela Universidade Federal de Pernambuco. Presidente do Conselho Científico e fundadora da Fundação Casa Grande-Memorial do Homem Kariri. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Pré-histórica e especialidade em Arte Rupestre.




De 10h as 11h Hélio Zinkind trouxe música através do Circulo de Conversa 2- Produção musical para programas educativos.


Ele falou um pouco sobre o processo de criação das suas musicas, trilhas dos programas da TV Cultura: Castelo Ratimbum e Cocoricó. Durante sua fala foi apresentado alguns videoclipes e ele contou como foi criar cada trilha para os vídeos que exibiu.


As crianças da Casa Grande pediram para ele finalizar com uma canção e atendendo o pedido com muita alegria cantou o tema de abertura do programa de TV Cocoricó.



O Circulo de Conversa 3- Juventude e transformação social. (Red Bull Amaphiko Academy contou com a presença de Marc, Lei di Dai,Andrew e Carol com a mediação de Maurício Curi. O circulo de conversa aconteceu de 11h as 12h.


Os jovens da Red Bull Amaphiko Academy contaram sobre suas experiências com relação a transformação social, falaram de como seus projetos e suas ideologia afetaram e contribuiram no seu desenvolvimento quanto pessoa e ser humano.



Durante a tarde de 14h as 15 Marcelo Rosenbaum trouxe o tema - Design Essencial - Desígnio a serviço da humanidade.


Falou de seus projetos e trabalhos desenvolvidos através do artesanato da comunidade de Varzia Queimada, ele trouxe uma discurso sobre Designer com base no turismo comunitário, falou um pouco de seu trabalho e da visibilidade imposta sobre ele.


O Design Marcelo Rosembaum nasceu em Santo André-SP. Durante sua fala citou o projeto "A Gente Transforma", onde trabalha com comunidades para a criação de produtos que remetam a identidade do povo brasileiro, como disse o mesmo que "remeta alma".


Após sua fala ouve um debate!






A programação recreativa aconteceu no pavilhão das 15h as 17h com divesos jogos como ‪‎pula corda, ‎trancilinho ,‎futebol de vidrinho e ‎dança da laranja

As 19h aconteceu a abertura da Exposição de artes plásticas “A BOLA” na Galeria de artes Gastão Bittencourt em parceria com o SESC Juazeiro do Norte.


Em 20 obras acrílico sobre tela 90x60, fotografias e textos, ALEMBERG QUINDINS reverencia a Bola na infância... Principal peça dentro de um campo de futebol, levando tristeza pra uns e trazendo alegria para outros. A bola, perpassa tela à tela, interligando as cenas e contando histórias, como as contas correm em um cordão na ladainha de um rosário. O universo visual tem como ambiente a década de 70, quando Alemberg gostava de ouvir os jogos pelo rádio, ver as imagens através da revista Placar e do Canal 100, cinejornal que passava antes dos filmes, nas sessões de cinema. A BOLA nas telas, se apresenta em três dimensões: com volume na sombreada Telstar, em lances documentados por fotógrafos da época e em uma torcida naïf, presente nos desenhos de infância do autor, quando publicava revistinhas desportivas artesanais como repórter de campo de várzea.



Para finalizar o dia as 20h foi a hora de dançar o São João na Roça com o Trio de Forró Flor do Pequi, comidas típicas, fogueira e muita alegria.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page