top of page

Alemberg Quindins


Músico, empreendedor social e diretor presidente da Fundação Casa Grande, criou a Fundação Casa Grande com o intuito de resgatar a memória do povo do Cariri e criar um museu nas áreas de arqueologia e mitologia. E dentro dessa instituição resgata a parte da memória cultural, criando assim um Centro de Cultura voltado para a infância. E hoje tem na Casa Grande um programa voltado para a memória, comunicação, artes e turismo.

​

​

Rosiane Limaverde


Doutora em Arqueologia pela Universidade de Coimbra e Integrada do Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Patrimônio, Fundação da Ciência e Tecnologia. Mestre em Arqueologia e Preservação do Patrimônio pela Universidade Federal de Pernambuco. Presidente do Conselho Científico e fundadora da Fundação Casa Grande-Memorial do Homem Kariri. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Pré-Histórica e especialidade em Arte Rupestre.

Hélio Ziskind


Músico e compositor brasileiro, cursou Composição no Departamento de Música da ECA/USP, em São Paulo. Fez parte do Grupo Rumo, foi consultor musical na TV Cultura de São Paulo. Na TV Cultura se destacou por compor temas para os programas Roda Viva, Repórter Eco, Vitrine, Vestibulando, Nossa Língua Portuguesa, Rá-tim-bum, Castelo Rá-tim-bum, X-Tudo e Cocoricó, entre outros. Em 1997 lançou o álbum "Meu Pé Meu Querido Pé".

Conceição Lage


Graduação em Química pelas Faculdades de Filosofia Ciências e Letras Oswaldo Cruz, Especialização em Arqueologia pela UFPI, mestrado em Arqueoquímica e doutorado em Arqueologia Antropologia Etnologia. Professora e pesquisadora da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueometria e Conservação de Arte Rupestre. Presidiu a comissão que criou na UFPI a graduação em Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre, sendo sua primeira coordenadora. Orientou mais de 70 alunos de graduação e de Pós-Graduação.

Marcello Quintanilha 


É um quadrinista natural de Niterói (RJ), que atualmente vive em Barcelona, na Espanha. Autor da HQ "Tungstênio", Quintanilha publicou sua primeira Graphic Novel em 1999 "Fealdade de Fabiano Gorila" uma história baseada na vida do seu pai. Em 2009 recebeu o troféu HQ Mix de melhor desenhista nacional com o HQ "Sábado dos meus amores", em 2016 recebeu o prêmio Fauve Polar SCNF, principal premiação francesa das histórias em quadrinhos, pelo HQ Tungstênio.

André Magalhães

​

Músico, baterista/percussionista especializado em ritmos brasileiros. Atua como produtor musical e engenheiro de áudio especializado em gravações de instrumentos acústicos e gravações externas em campo de cultura popular. Foi proprietário e engenheiro de áudio do Estúdio Zabumba por 15 anos onde participou de produções em mais 400 CD’s.

MercˆEs Parente

 

Formada em Comunicação Social, com especialização em Gestão de Política Cultural, desenvolveu diversas atividades na área de Artesanato e Arte Popular. Bolsista do Governo da Espanha e da OEA, em cursos de especialização em Gestão de Programas de Artesanato e Arte Popular e Comercialização de Artesanato. Representou o Brasil em missões oficiais e congressos internacionais. Trabalha como consultora, por meio das Agências internacionais PNUD, UNESCO e IICA. 

Marcelo Moura Fé


Geógrafo. Doutor em Geografia (UFC). Professor do Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri (DEGEO-URCA). Vice-coordenador do Laboratório de Geomorfologia e Pedologia (GeoPed-URCA). Diretor executivo do GeoPark Araripe. Tem experiência na área de Geociências / Geografia Física, especialmente em Geomorfologia Estrutural, Ambiental e Aplicada, onde atualmente desenvolve projetos de pesquisa no GeoPark Araripe, na Região Metropolitana do Cariri e na região da Ibiapaba. 

Marcelo Rosenbaum


Designer, nascido em Santo André-SP, Rosenbaum atua a mais de 20 anos na área, começou a trabalhar com Arquitetura aos 17 anos e seu trabalho tem como inspiração principal os valores da brasilidade. Hoje tem no currículo o primeiro lugar em design de mobiliário no Museu da Casa Brasileira e primeiro lugar no 7º Prêmio Deca. Rosenbaum leva a frente o projeto "A Gente Transforma", uma iniciativa que usa o design para expor a alma brasileira, na sua 2º edição foi a vez do Piauí, teve como principal objetivo inserir o artesanato no mercado de decoração e apresentar as oportunidades para um novo negócio local.

Paulo Brandão


Músico, baixista, arranjador, produtor musical e possui o BRand Estúdio. Produziu mais de oitenta trabalhos musicais. Dentre eles estão os de Rodrigo Maranhão, Fabiano Medeiros, Paulo Malagutti, Marianna Leporace, entre outros. Compositor de trilhas para filmes, desenhos animados e programas de televisão. É integrante do grupo Aquarela Carioca. Faz parte da rede Coletivo que reúne pessoas que acreditam no formato de troca e parcerias no fazer artístico.

Fioti


A cabeça por trás do Laboratório Fantasma – é assim que podemos melhor definir Evandro Fióti. O irmão mais novo do rapper Emicida vem fazendo uma carreira de igual sucesso, não à frente dos microfones, mas por trás do palco. Administrando a Lab Fantasma, Fióti é discreto e reservado, Não que isso represente o que é o sucesso pra ele, mas mostra que é possível, sim, viver de empreededorismo na periferia e em respeito a ela, como ele mesmo disse: “sucesso é realização, não é grana”. 

Adhara Luz


Nascida em Santarém, no Pará a designer trabalha no AMZ Projects, um projeto com o turismo de base em parceria com comunidades ás margens dos rios Tapajós e Arapiuns. Adhara criou a Produtora de Consciência, iniciativa esta, que visa promover oficinas, aulas e palestras para que os produtores da região tenham condições de desempenhar papéis importantes em relação ao meio ambiente.

Andrew Lenz


Veio pela primeira vez ao Brasil em 1998 quando tinha 17 anos, retornou aos Estados Unidos e, depois de meia década voltou para o Rio de Janeiro, onde começou a praticar escalada em rocha. Além de abrir uma empresa para os turistas estrangeiros que querem escalar no Brasil, o norte-americano fundou o Centro de Escalada Urbana, cuja principal atividade é ensinar o esporte, gratuitamente para os jovens da Rocinha.

Camila Carvalho


Natural da capital Fluminense, Camila tem um site "Tem Açúcar?" onde faz com que milhares de pessoas retomem uma prática de bater na porta do vizinho e pedir algo emprestado, coisas que se compradas, seriam logo abandonadas num canto da casa.O site estimula e facilita o empréstimo ou a doação de objetos entre pessoas de uma mesma região da cidade.

Carla Niemeyer


Filha de Carlos Niemeyer, criador e diretor do Cinejornal, fala sobre as inovações técnicas e estéticas de filmagem que o Cinejornal introduziu para as partidas de futebol. Marcou o futebol brasileiro com o seu famoso refrão “que bonito é”. Muito disso se deu por causa do sucesso do Canal 100, um Cinejornal que utilizava canção e uma estética cinematográfica para cobrir campeonatos de futebol e grandes eventos. O programa que era exibido antes dos filmes nos cinemas brasileiros foi famoso entre as décadas de 1950 e 1980 em todo Brasil.

Monyse Almeida

 

Formada em advocacia, estagiou em 2013 no Ministério Público do Trabalho, mesmo ano em que mergulhou no universo da moda, não naqueles que vimos em desfiles ou revistas, mas nas pequenas oficinas de costura que são explorados pelas grandes marcas do ramo. Foi com esse pensamento que ela e uma colega criaram "Alinha", uma plataforma online que visa colaborar para a melhoria das condições de vida e trabalho daqueles que compõem a parcela menos privilegiada da cadeia da moda.

Raphael Silva

 

Morando em Campinas, no ano de 2013, o então estudante de Engenharia da Computação, juntou a paixão pela música com a vontade de minimizar um problema que afeta a vida de muita gente, alguns estudantes, junto com ele, criaram o projeto Ludwig, que visa introduzir pessoas com surdez total ou parcial, no mundo da música. Feito para dispositivos móveis, o programa transforma sons em cores e vibrações.

Tomás Abrahão

 

Professor voluntário de História,Tomás sabe que a questão fundiária nunca foi muito bem resolvido no Brasil, foi com esse pensamento que ele criou o Raizs, um projeto com o qual tenta plantar um pouco mais de justiça no campo, e ainda trazer parte dos frutos para o espaço urbano.O projeto trata-se de um serviço de entrega de verduras e legumes que valoriza o trabalho de pequenos agricultores e se alinha a uma crescente demanda na capital Paulista.

Mônica Virna Pinheiro

 

Doutora em Ciências Marinhas (UFC), Mestre e Licenciada em Geografia (UFC). Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia Costeira, Geomorfologia Ambiental, Análise, Planejamento e Gestão Ambiental. Experiência docente nas áreas de Cartografia, Sensoriamento Remoto e Gestão Ambiental.

Christian Engelmann

​

Criou junto com um amigo, o projeto Reverse que trata-se de uma plataforma online em que ajuda pessoas e empresas a impactar de forma positiva, o meio ambiente e cumprir as leis relativas ao descarte do lixo, ele destaca que uma das principais motivação para o seu envolvimento no projeto foi a vontade de atuar no processo de conscientização e desenvolvimento de práticas sustentáveis.

Estefania Rosa

​

Nascida na praia de Cumbuco, a atleta Estefania Rosa é instrutora e toca o projeto "Bom de Bola" e "Criança na Escola", que começou oferecendo aulas de futebol e, posteriormente, conteplou também a capoeira e o kitesurf. Ela participa de competições desde 2009, entre seus prêmios mais recentes está o Kite Tour Ásia Freestyle 2014 e em 2010 passou a conciliar as disputas com as aulas que ministra na pequena escola chamada Kitebud.

Fabrício Vieira

​

Designer gráfico, Fabrício foi um dos organizadores do projeto Sereias da Penha, por meio do qual um grupo de artesãs elaborou uma coleção de "biojoias" a partir de escamas de peixes, conchas de mariscos e fios de cobre. Peças essas que foram apresentadas na São Paulo Fashion Week 2015. O projeto ganhou força durante os encontros promovidos pelo Experimenta-Semana de Design da Paraíba, evento que cujo conselho gestor Fabrício é membro. 

Hamilton Henrique 

​

Hamilton passou boa parte da sua vida em São Gonçalo, e após ser formado em Empreendedorismo e Inovação, começou atrabalhar em Botafogo no Rio de Janeiro. Tendo como sócias a nutricionista Mariana Fernandes e a designer Isabela Ribeiro, ele fundou o Saladorama, um serviço de entregas de saladas preparadas pela e para a comunidade.

Carolina Ferrés

​

Faz parte do Cidade Azul, um projeto em que a equipe trabalha para que esses quilômetros de água possam de alguma forma, vir a tona. Uma das suas ações já realizadas, é uma série de aúdio-guias que convidam os usuários para um passeio sobre alguns dos rios soterrados, tornando-os visiveis por meio de uma experiência ao mesmo tempo informativa e sensorial.

Lei Di Dai

Daianne Regina, mais conhecida como Lei Di Dai-um cognome que faz alusão á lei professada por esta cantora e compositora paulistana. Considerada a rainha brasileira do dancehall uma das vertentes do reggae, ela faz parte do projeto Gueto pro Gueto Sistema do Som que trabalha pela valorização de artistas do seu espaço de origem: A periferia de São Paulo.

Lucas Alves Gomes

​

Com apenas 17 anos, o jovem empreendedor fundou ao lado do colega o "Festival Favela em Dança", que desde 2013 acontece na comunidade do Catalango, Zona Sul do Rio de Janeiro, o evento integra as danças urbanas, como o hip hop e o funk carioca e promove a cultura e a dança em favelas e regiões periféricas, motivando moradores a participarem ativamente de atividades artistico-culturais.

Manoela Gonçalves

​

Fundou a Casa dos Crioulos, um ambiente voltado para o empoderamento, para o fortalecimento e o encorajamento da mãe solteira. Enquanto as mulheres participam das diferentes ações promovidas pela casa, que vão de palestras e debates, a oficinas de mosaicos e de cosmésticos naturais, seus filhos também encontram acolhimento no local, seja convivendo com o aprendizado de suas mães, ou por meio de atividades educativas.

Marc C. Kirst

​

Ele estava na faculdade de administração quando largou uma carreira promissora para se dedicar ao "Prove", projeto que realiza workshops e imersões que visam provocar seus participantes a questionarem os paradigmas limitantes ao seu redor, descobrirem suas identidades para seguir seus rumos autênticos de realização. Ele ainda conta que a essência do "Prove" está em aplicar uma linguagem jovem e descontraída a conteúdos densos dentro da filosofia e da neurolinguística.

Wellington Lage

 

Doutorando em Arqueologia pela Universidade de Coimbra e Porto. Mestre em Antropologia e Arqueologia. Especialista em Imagem. Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Atualmente é membro do Conselho Editorial da Revista do CEUT,  diretor da WLAGE-Arqueologia e professor da Faculdade Estácio/CEUT. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual, Design Gráfico, Design Editorial, Técnicas Publicitárias, Técnicas de Edição, História da Arte, História da Comunicação e Produção Gráfica.

vanessa louise

 

Doutora em Psicologia Sociaombiental pelo Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de São Paulo. Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade de São Paulo e graduada em Psicologia pela Universidade de Taubaté. Atuou como pesquisadora e assistente de coordenação do Instituto Brasileiro para Educação Ciência e Cultura - Comissão São Paulo (IBECC-UNESCO-SP). Prestou consultoria ao Iphan-DF, pelo Departamento de Patrimônio Imaterial em assessoria à Coordenação de Educação Patrimonial do Departamento de Articulação e Fomento. 

eLIZAH rODRIGUES

 

Passou a infância em Moçambique e através da música reatou os laços com este país em parcerias com seus artistas. Como produtora dirigiu e produziu o programa de rádio Lusofalante, patrocinado pelo Prêmio Roquette-Pinto da Arpub (Associação de Rádios Públicas do Brasil). Elizah faz parte da rede Coletivo cujo principal objetivo é reunir pessoas que acreditam em ações coletivas e artísticas como forma de mudança, de troca e de crescimento mútuos.

MARCELO brissac

​

Mora no Rio de Janeiro, Produtor e programador musical das rádios Jovem Pan SP, Gazeta FM SP, Cultura SP, WCBN Ann Arbor/USA, Gerente Regional das Rádios MEC AM e FM e Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro, produz e apresenta os programas Jazz Livre e Música de Invenção. Músico e compositor de trilhas para dança, teatro e cinema, co-produziu alguns CDs de poesia concreta com Augusto e Haroldo de Campos, Décio Pignatari, Arnaldo Antunes, entre outros.

MAURÍCIO CURI 

Maurício Curi é inovador social, contador de histórias, Youtuber e Mentor na COMOVER (www.comover.se). Mora com esposa e filhos na Vila Madalena, em São Paulo, Brasil. Orienta grupos e jovens profissionais em jornadas de transformação com apoio de organizações como Google, Danone, Natura entre outras. É organizador do TEDxVilaMadá e TED Senior Ambassador no Brasil. Ele tem uma vasta experiência em inovação, cultura e transformação organizacional construída durante 25 anos como executivo da Unilever, Arthur Young Internacional e Forrester Research na América Latina.

​

banda cabaçal dos irmãos anicetos

Os Irmãos Anicetos é um grupo de descendentes indígena tradicional do nordeste brasileiro, especificamente da região do Cariri, Crato-CE. Desde o século XIX até hoje a sua cultura musical se mantém preservada. Dizem  que o nome Banda Cabaçal vem de um ritual dos índios Kariris, onde tocavam pifanos e queimavam Jurema-preta nas cabaças. Os instrumentos são pífanos feitos de tabocas e tambores. As suas musicas são inspiradas no regionalismo e vivencia caririence.

​

trio pé de serra - flor do pequi

Formado por componentes da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto da cidade de Crato - CE o trio segue a formação tradicional do forró, sanfona, zabumba e triângulo.O trio pé de serra "Flor do Pequi" é conhecido por animar as festas de casamento, batizado e os festejos juninos de são joão no Cariri. Com uma variedade de ritmos, desde forró, baião, arrasta-pé, tocando canções de nomes já consagrados como: Jakson do Pandeiro, Trio Nordestino e Luiz Gonzaga.

​

​

​

zabumbeiros cariri

O grupo musical de forró pé de serra Zabumbeiros Cariri, da cidade de Juazeiro do Norte-CE contém um repertório autoral, trazendo nas músicas histórias reais e imaginárias, remetendo regionalismo do Cariri. Os instrumentos são tipos da região, como por exemplo o zabumba e a rabeca. O grupo foi criado em outubro de 2002.

​

Geraldo leite

Geraldo Leite, carioca, vive em São Paulo, formado em Sociologia & Política e é radialista, publicitário e músico. Produziu programas de rádio como: Noite Alta, Raízes do Rock, Retoque, Controle Remoto, Semana Chico Buarque, Semana Caetano Veloso, Sonora Garoa e Radio Terapia. Trabalhou para Rádios: Bandeirantes FM, Cultura FM, Eldorado AM e FM, USP FM e Jornal do Brasil AM e FM. É um dos criadores do Grupo Rumo e lançou: “Rumo”, “Rumo aos Antigos”, “Diletantismo” , “Caprichoso”, “Quero Passear”, “O Sumo do Rumo” e “Rumo ao Vivo”. Em 2010, como “Geraldo e os amigos do RUMO”, produziu o CD “Sopa de Concha”, baseado em pesquisas de antigas gravações em 78 rotações, das décadas de 30 e 40, encontradas no IMS – Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro.

​

bottom of page